Sobre o SAAE

“A água é essencial para todo o ser vivo. Sem água não há vida”. No dia 27 do mês de Junho do ano de 1983, através da Lei Nº 001 do mesmo, foi criado em nosso Município a Autarquia Municipal O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. Com a criação do SAAE objetivo principal era implantar Saúde em nosso Município, saúde está com água de qualidade a população do lugar, tanto que o objetivo principal do sistema é realmente a saúde de nosso povo. Sempre visando a distribuição de água com qualidade e com isso preocupando com a saúde da População e não com arrecadações o SAAE hoje tem uma das menores taxas de valores por m³ do País.

Uma das filosofias do SAAE foi sempre trabalhar em parceiras, e foi assim ao longo de sua existência com o Executivo com todos os Prefeitos que aqui passaram e também com o Legislativo com todos vereadores, e hoje não é diferente o Prefeito não mede esforços e vem junto com o órgão fazendo o melhor para a população de Costa Rica com grandes investimentos e sempre em busca de recursos através de convênios com governo Estadual e Federal para o saneamento básico de nosso Município. O SAAE hoje possui 11 poços artesianos na Cidade de Costa Rica, e 01 no Distrito de Lajes, perfazendo um total de 12 poços hoje em funcionamento.

Costa Rica hoje e atendida com 100% de água tratada e 35% de esgoto. Todo o sistema de distribuição de água e de coleta de esgoto que o Município possui hoje ele é 100% tratado. Hoje temos 138.949.261 metros lineares de extensão de rede de distribuição de água, e 41.018.50 metros lineares extensão de rede de coleta de esgoto. O SAAE hoje conta com um total de 29 funcionários, para atender toda a população de Costa Rica, portanto o SAAE trabalho com um quadro funcional bem enxuto.

O SAAE possui hoje 8.689 ligações Prediais de Água em Costa Rica e 79 Ligações no Distrito de Lajes, O SAAE ainda possuí em Costa Rica 3.356 ligações prediais de Coleta de Esgoto. O SAAE em suas atividades diárias além dos serviços rotineiros mensais como Leituras, Suspensão, Religações, vazamentos e outros tem hoje como atividade freqüente devido o crescimento da Cidade um grande número ligações diárias onde terão que serem realizadas com urgência, com isto acompanhando o desenvolvimento do Município.

Como o Sistema de Distribuição de água e de Coleta de Esgoto exigem muitos cuidados para que possam chegar as residências e aos comércios da população hoje é passado por várias processos de chegar a este ponto, e para que isto aconteça possuímos um laboratório bem montado para fazer todo sistema de tratamento com um Bioquímico responsável, e fazemos análises de Físico-químico e Microbiológico. O SAAE é isto visando Saúde sempre e distribuindo água de qualidade e acompanhando junto a Administração do Prefeito no desenvolvimento de nosso município. “Lembrando que se economizar não vai faltar água”

*Dados atualizados em abril 2015.