ETE - CONHECER PARA VALORIZAR


Publicado em: 14/12/2018 - 10:38:00
 /

O Projeto Conhecer para valorizar - Estação de Tratamento de Esgoto – ETE é fruto de articulações de representantes governamentais que entenderam a necessidade de estar contribuindo para uma sociedade futura na qual está em formação no presente momento sobre a valorização e a preservação do processo que envolve o saneamento básico, para que estes possam valorizar o meio ambiente em que vivem.

As crianças e adolescentes que estão em idade escolar, possuem em seu Currículo educacional a proposta de educação ambiental “aulas de ciências” na quais são trabalhados por profissionais graduados “professores” que ensinam a teoria do ensino acadêmico ao aluno.

Neste sentido, iremos além do que as salas de aulas possam ofertar, oferecendo aos estudantes o ensino prático de cuidado com a natureza, sensibilizando a importância do acesso ao saneamento básico e a valorização do espaço e meio ambiente.

Neste sentido, apresentamos a proposta de execução do Projeto Conhecer para Valorizar Estação de Tratamento de Esgoto – ETE para que este seja realizado com as grandes parcerias que são os gestores escolares, corresponsáveis pela formação cidadã das crianças e adolescentes de Costa Rica –MS.

Realizado entre os meses de agosto a novembro deste ano de 2018 o Projeto Conhecer para valorizar a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto levou mais de 800 alunos da REME – Rede Municipal de Ensino para tomar conhecimento de como funciona todo o processo que é desenvolvido na Estação de Tratamento.

“Foram mais de 800 alunos de 5º a 9º ano de nossas quatro escolas municipais, onde colocamos os estudantes para fazer na prática a Educação Ambiental que aplicada dentro de escola, entretanto, na teoria”, destacou a secretária de Educação Prof.ª Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral.

O projeto foi desenvolvido pelo SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto; SEMED – Secretaria Municipal de Educação e Comsab – Conselho Municipal de Saneamento Básico.

Conforme o diretor-presidente do SAAE Antônio Divino Felix Rodrigues o envolvimento das crianças nesse projeto foi muito importante “vimos todos os alunos interessados em saber como funciona e de qual forma tudo é realizado na ETE”, disse o gestor Tonin Felix.

ASSECOM/PMCR