É bom saber

O Saae é responsável por vazamentos que ocorram até o hidrômetro. Quando o problema for até aí, basta comunicar pelo telefone 67 3247-1086, que os técnicos irão até o local indicado para fazer o conserto. Mas, a partir do hidrômetro, o Saae não pode mais interferir.

Para saber se há vazamento interno em sua casa é simples, basta seguir estas dicas:


- Verifique todos os pontos de água: torneiras, registros, bóias de caixa d'água.

- Você também pode fazer alguns testes:



1 - Feche o registro do cavalete.

Abra uma torneira alimentada pela rede.

Espere a água parar de correr.

Coloque um copo cheio de água na boca da torneira.

Se houver sucção de água no copo pela torneira é sinal de que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.


2 - Mantenha aberto o registro do cavalete.

Feche todas as torneiras da casa e não utilize sanitários.Feche completamente a bóia da caixa.Observe a posição de ponteiro no hidrômetro e volte a verificar algum tempo após. Se houve mudança de posição é porque há vazamento.


3 - Jogue cinza no vaso sanitário. Se ficar depositado no fundo do vaso, não há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.Se o bacio tiver saída de descarga para trás (em direção à parede), deve-se esgotar a água para fazer o teste. Se a água voltar e se acumular há vazamento na válvula ou na caixa.


4 - Vede bem a bóia da caixa.Feche as torneiras e não use os sanitários.Marque o nível da água na caixa.


Depois de uma hora confira o nível da água.Se baixou, existe vazamento na tubulação, nos sanitários ou na própria caixa.